Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2018

1° Simposio de Escultura Eldorado 2017

1° Simposio de Escultura Eldorado 
ARGENTINA  2017 

Evento em Eldorado, na a região das Missões na Argentina. Realização de escultura na madeira de TIMBÓ COLORADO.
Esta madeira é característica da região e tem como sua maior referência a confecção de barcos pelos indígenas da região, por sua característica de peso e capacidade flutuante, elem do fato das fibras serem bastante fortes e elásticas, permitindo que as embarcações pudessem transitar por rios com pedras sem que se rompessem ao choque.



  

A execução da obra  com motosserra e ferramentas elétricas, favoreceu a confecção das formas, pois a madeira é bastante fibrosa , impedindo praticamente o emprego de ferramentas de corte, com bom acabamento.







Outra característica muito marcante desta madeira é sua toxidade ao trabalhar. o pó irrita muito as mucosas respiratórias e os olhos, necessário uso de proteção.   



O centro da madeira, apresentou uma deterioração da massa lenhosa, que num primeiro momento pensei que comprometeria  sua qualidade plástica, uma vez que o projeto inicial, deveria ser alterado . Mas um momento de reflexão e a possibilidade de aceitar os desafios, me fez rever o conceito de retirar o defeito, assim este foi transformado numa qualidade plástica, um defeito que a natureza transformou em efeito.


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário