Translate

sexta-feira, 22 de maio de 2015

III SIMPOSIO DE ESCULTURAS DEL MERCOSUR en Mármol, Madera y Metal

ESCUELA 1004
LAS BREÑAS - CHACO / ARGENTINA 2015



Um simpósio realizado nas dependências de uma escola Pública na periferia da cidade de Las Breñas, Chaco Argentino. Escola primária com cunho social e crianças de baixa renda. Uma organização baseada na participação voluntária de pessoas colaboradoras , mestres e professores. 

Sob Coordenação do escultor Christian Alvarenga.


 " UNIDOS POR EL ARTE EN UNA ACTIVIDAD EDUCATIVA, ARTISTICA Y COMUNITARIA". 


10 Escultores do Mercosul: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.



O material escolhido para realização da escultura Intitulada Las Breñas, foi a Madeira de Palo Santo, uma espécie de ícone na Cultura dos povos daquela região e do Povo Sul- americano , considerada Sagrada e de finalidades místicas, usada pelos Xamãs e curandeiros, atualmente protegida por Leis Ambientais. A história  nos mostra que o Palo-santo já era usado na antiguidade em cerimônias religiosas por mais diversas culturas entre elas pelos Incas, Astecas e  Maias e, escavações tem encontrado vestígios do palo-santo em  épocas ainda remanescentes a esse povos.  


Os Xamãs Incas usavam esta madeira em seus rituais religiosos e espirituais como uma ferramenta para trazer boa sorte, afastar qualquer sinal de negatividade e como um meio de conseguir uma melhor comunicação espiritual com os seus deuses. Era usado, diariamente, em suas atividades espirituais e orações, para trazer também prosperidade, melhorar o humor e a limpeza de espaços e ambientes.









Com um aroma, agradável e cheiro característico muito atrativo, produz uma especie de magnetismo entre as pessoas que vendo a madeira ficam encantadas e pedem fragmentos da escultura para levar e usar em mates, remédios e para fumegamento das casas.


LAS BREÑAS 
Titulo da obra em homenagem ao nome da cidade que significa topografia em ondulações.




5 comentários:

  1. hermosa obra, felicidades, un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Schroeder, tem algum método para cortar toras em curva? Vou fazer um projeto de cabana de toras e não sei se a motosserra vai dar conta.

    Saudações,
    Roger Krieger
    rogerkrieger216@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. OPa, pode dar uma olhada no meu site: http://www.escultura3d.art.br Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge Schroder, poderia dar uma olhada no site do meu projeto de digitalização de esculturas? https://www.escultura3d.art.br Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tiago, desculpe a demora em responder, somente agora fui informado de seu recado.
      Não estou conseguindo acessar seu site, mas gostaria de ver seu trabalho sim. Abraço.

      Excluir