Translate

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SIMPOSIO DE ESCULTURAS ESPIRITU DE LA DIVERSIDAD- PUNTARENAS


COSTA RICA   2013
SIMPOSIO DE ESCULTURAS
ESPIRITU DE LA DIVERSIDAD



Sobre as areias da praia de Puntarenas em Costa Rica , escultores de vários países executam obras em uma rocha chamada de Mármore de Nicolla, calcária semelhante ao mármore.

Para este simpósio ficou determinado que a escultura deveria ser figurativa.


Os trabalhos são iniciados com desenho sobre a pedra e recortes sequenciais , para que se quebrem sem comprometer a forma desejada da escultura.

 A técnica de perfurar todo contorno do desenho diminui o risco de lascar , pois esta pedra possui veios de areia em sua massa, deixando-a fragilizada.

Os cortes são simétricos e sequenciais, possuem  a característica de conformar as arestas, pois a obra é em planos com curvas acentuadas e sensuais......

O pulso  firme, a ferramenta de corte , um disco diamantado a aproximadamente 8000 rpm , é sem dúvida um risco iminente. Compensa a finalidade escultórica.   


 Puntarenas- Costa Rica, banhada pelo Oceano Pacífico, guardão uma riqueza natural de grande valor; Seu povo simples e acolhedor, tem características muito próprias de tranquilidade e paciência. Agora também um possuem uma escultura Brasileira, caracterizada pelas curvas sensuais de nossa Pátria , tão bem representadas na nossa arte , arquitetura, natureza e mulheres. 


Silhueta, nome da obra. Traduz com simplicidade a silhueta de uma mulher, sem traços fisionômicos, sem identidade pessoal, sem pré-conceitos e comparações.




...Em nome dos organizadores do Simpósio monumental escultura de mármore, programada para ser realizada em Puntarenas, Costa Rica, de 17 de setembro a 6 de outubro de 2013, estou muito contente de lhe dizer que você e sua escultura proposta, "Silhueta", foram escolhidos para representar o Brasil em nosso evento. Recebemos mais de 300 propostas, de 115 artistas ao redor do mundo. Uma vez que apenas 12 escultores internacionais poderiam ser selecionados para participar, era difícil para os organizadores fazer suas escolhas finais. Eles foram obrigados a recusar muitas submissões fortes.  Os organizadores ficaram impressionados com a singularidade de sua proposta, e eles estão ansiosos para ver o trabalho concluído em mármore. Eles acreditam que sua escultura final, juntamente com as obras de outras artistas participantes, irá fornecer um símbolo duradouro da "Espírito da diversidade" que nosso Simpósio representa e celebra."
Atenciosamente, Tony Marcos Toronto arte visões



 Planos e Curvas, acentuam a forma e dão com torções o movimento que o mármore permite.
Mais uma vez o Brasil se faz presente neste encantador mundo das Esculturas Monumentais ao redor do mundo. 


Concept
Silhouette
Diversity is a silhouette of being without definitions, where only its outline is seen, only the surface is visible. The being and its silhouette, furthermore in the eyes of his others.  Accept all aspects of thought and actions is to understand how we are big in the relationship between people, with all their virtues and qualities.
Diversidade de silhueta é uma escultura de ser sem definições, onde apenas seu contorno é visto, apenas a superfície é visível. O ser e a sua silhueta, além aos olhos dos seus outros.  Aceitar todos os aspectos do pensamento e ações é entender como somos grandes no relacionamento entre as pessoas, com todas as suas virtudes e qualidades.

PURA VIDA

https://www.youtube.com/watch?v=x44f5xbBuNc&feature=share

Nenhum comentário:

Postar um comentário