Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NÓS DO SUL

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS DE MADEIRA

 FEITAS COM NÓ DE PINHO( SUBPRODUTO DA ARAUCÁRIA BRASILIENSE)
 Esculturas com autoria do escultor Jorge Schröder, abordando um motivo peculiar e regionalizado, na visão do escultor, referente ao uso do “NÒ DE PINHO”, subproduto da Araucária Brasiliense, conhecida como Pinheiro Brasileiro. As esculturas com concepção e leitura visual do artista fazem o uso desta matéria prima, que historicamente vem sendo usado pela sociedade Sul Brasileira em atividades laborais distintas, algumas degenerativas e menos nobres.
Vídeo da exposição 

Esculturas feitas com a parte do galho de Pinheiro Brasileiro, que permanece perene , após a morte natural da árvore.
A   O R I G E M  do  NÓ  de  PINHO
 Na chamada MATA ATLÂNTICA, particularmente  nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Leste de Minas Gerais e São Paulo existiam imensos pinheirais do chamado "Pinheiro brasileiro" - Araucárias Brasileenses  ou Araucária Angustifólia. Durante dezenas de séculos a Araucária povoou as nossas matas.  Tais pinheiros chegaram a atingir até 52 metros de altura. Seus troncos chegavam a medir 8,5 metros de circunferência.  Milhões de árvores no curso dos anos foram caindo, findo o seu ciclo de existência ou atingidas por raios ou mesmo em conseqüência de incêndios etc.  Seus troncos voltam à  terra e se desintegraram completamente, exceto os "Nós", que não foram objeto de decomposição. 
Conservaram-se durante dezenas de séculos debaixo da superfície do solo e atualmente, ao arar a terra, o lavrador ainda encontra "Nós de pinho".  Armazenando-os e vendendo para o consumo em lareiras ou carvoarias. Até meados do século passado, milhares de serrarias exploravam a madeira de pinheiro de araucária, tanto para o consumo interno, mas predominantemente para exportação. 
Com este legado histórico e as qualidades da massa do material e suas formas orgânicas disformes e únicas, associados a surpreendente performance dos efeitos plásticos que se obtém a partir do desfragmentar do nó , surgem as esculturas; sugeridas pelas formas externas pré existentes , inserem uma gama de informações atrativas e surpreendentes na exploração escultórica deste material.  A massa homogênea do lenho resinoso, os efeitos de polimento onde não há necessidade de aplicação de vernizes, pois possui na resina interna que submetida a polimento libera um brilho próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário