Translate

domingo, 1 de junho de 2014

9. INTERNANATIONALES BILDHAUER-PLEINAR GERMANI

9. INTERNANATIONALES  BILDHAUER-PLEINAR  
FEMALE II
ATELIER IM SKIULPTURENPARK WILLKENDORF






Com o tema de FEMALE, A proposta apresentada neste Pleinar foi de uma figura Feminina , com planos e curvas bem definidas, formando uma silhueta de Mulher esbelta e longitudinal a ser realizada em uma tora de madeira de Oak  com 3.00 metros de comprimento  x  0.60 cm de diâmetro.  

A escultura  realizada com ferramenta de corte, uma Motosserra  elétrica de 45 cm de sabre, formões e encho.  


O processo se desenvolve com cortes em profundidade estipulados por desenho pré-estabelecido na superfície. Uma sequencia de  pequenos cortes facilita o desenvolvimento dos trabalhos. 




A forma começa a aparecer, mesmo com a obra deitada para facilitar o trabalho. 


O desenho na superfície  auxilia a visão da obra, faz parte da visualização final , principalmente nos movimentos das linhas que formam o conjunto da obra. 




Alguns detalhes mais minimalistas são realizados com formões  e macetes, fazendo um trabalho manual de controle de ferramentas com muita destreza, para que não se erre os contornos e prejudique a forma final.



Praticamente pronta , a parte de esculturas, começo de acabamentos com lixas e detalhes finais.



A obra na posição horizontal, passa a ser visível e entendida 


Vistas distintas  da obra "SAMBA"




Finalizada  com superfície protegida por pintura de verniz  e aplicada em base de aço com mecanismo de nivelamento.
"SAMBA"





http://www.skulpturenpark.de/skulpturenpark/9.Internationales_Bildhauer_-_Pleinair_2014.html

1 Simpósio Internacional de Esculturas Instituto ARXO 2014



1° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESCULTURAS INSTITUTO ARXO- 2014

Um legado histórico se inicia, assim poderia ser descrito o enredo do 1° Simpósio do Instituto Arxo, onde vertentes de pensamento escultórico de quatro países Sul-americanos distintos, com o objetivo de fazer em um tempo pré-determinado, esculturas autenticas e únicas de linguagens artísticas contemporâneas, usando o metal como matéria prima, sem dúvida é um desafio, que acredito plenamente suportável por estes obstinados escultores que foram selecionados para este intento.
 A troca de informações, a maneira de agir frente ao material inerte e rígido, o emprego de técnicas e processos fabris e a complexa estrutura de suporte das empresas ARXO, vão deixar um marco cultural na cidade e região, porque não dizer, do pais. Pois a referência das obras realizadas, devem traduzir um pensamento universal sobre o tema abordado e colocado como desafio no item criativo “Um pais forte com nervos de aço”. 

Ver a paixão, a dedicação e o inusitado transformados em esculturas, pelas mãos de sete escultores Internacionais, que compartilhando o mesmo espaço e convivendo num ambiente que transpira emoção, sem dúvida é uma experiência única que vai marcar a vida desta empresa e seus colaboradores. Esta visão plural futura do mundo que vivemos, será a semente plantada no coração de todos que se dedicam a realizar este grandioso evento.