Translate

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SIMPOSIO DE ESCULTURAS ESPIRITU DE LA DIVERSIDAD- PUNTARENAS


COSTA RICA   2013
SIMPOSIO DE ESCULTURAS
ESPIRITU DE LA DIVERSIDAD



Sobre as areias da praia de Puntarenas em Costa Rica , escultores de vários países executam obras em uma rocha chamada de Mármore de Nicolla, calcária semelhante ao mármore.

Para este simpósio ficou determinado que a escultura deveria ser figurativa.


Os trabalhos são iniciados com desenho sobre a pedra e recortes sequenciais , para que se quebrem sem comprometer a forma desejada da escultura.

 A técnica de perfurar todo contorno do desenho diminui o risco de lascar , pois esta pedra possui veios de areia em sua massa, deixando-a fragilizada.

Os cortes são simétricos e sequenciais, possuem  a característica de conformar as arestas, pois a obra é em planos com curvas acentuadas e sensuais......

O pulso  firme, a ferramenta de corte , um disco diamantado a aproximadamente 8000 rpm , é sem dúvida um risco iminente. Compensa a finalidade escultórica.   


 Puntarenas- Costa Rica, banhada pelo Oceano Pacífico, guardão uma riqueza natural de grande valor; Seu povo simples e acolhedor, tem características muito próprias de tranquilidade e paciência. Agora também um possuem uma escultura Brasileira, caracterizada pelas curvas sensuais de nossa Pátria , tão bem representadas na nossa arte , arquitetura, natureza e mulheres. 


Silhueta, nome da obra. Traduz com simplicidade a silhueta de uma mulher, sem traços fisionômicos, sem identidade pessoal, sem pré-conceitos e comparações.




...Em nome dos organizadores do Simpósio monumental escultura de mármore, programada para ser realizada em Puntarenas, Costa Rica, de 17 de setembro a 6 de outubro de 2013, estou muito contente de lhe dizer que você e sua escultura proposta, "Silhueta", foram escolhidos para representar o Brasil em nosso evento. Recebemos mais de 300 propostas, de 115 artistas ao redor do mundo. Uma vez que apenas 12 escultores internacionais poderiam ser selecionados para participar, era difícil para os organizadores fazer suas escolhas finais. Eles foram obrigados a recusar muitas submissões fortes.  Os organizadores ficaram impressionados com a singularidade de sua proposta, e eles estão ansiosos para ver o trabalho concluído em mármore. Eles acreditam que sua escultura final, juntamente com as obras de outras artistas participantes, irá fornecer um símbolo duradouro da "Espírito da diversidade" que nosso Simpósio representa e celebra."
Atenciosamente, Tony Marcos Toronto arte visões



 Planos e Curvas, acentuam a forma e dão com torções o movimento que o mármore permite.
Mais uma vez o Brasil se faz presente neste encantador mundo das Esculturas Monumentais ao redor do mundo. 


Concept
Silhouette
Diversity is a silhouette of being without definitions, where only its outline is seen, only the surface is visible. The being and its silhouette, furthermore in the eyes of his others.  Accept all aspects of thought and actions is to understand how we are big in the relationship between people, with all their virtues and qualities.
Diversidade de silhueta é uma escultura de ser sem definições, onde apenas seu contorno é visto, apenas a superfície é visível. O ser e a sua silhueta, além aos olhos dos seus outros.  Aceitar todos os aspectos do pensamento e ações é entender como somos grandes no relacionamento entre as pessoas, com todas as suas virtudes e qualidades.

PURA VIDA

https://www.youtube.com/watch?v=x44f5xbBuNc&feature=share

terça-feira, 3 de setembro de 2013

ESCULTURAS MONUMENTAIS / WINES PERICÓ

WINES PERICÓ - ALTITUDE CATARINENSE
E AS ESCULTURAS

Com  paisagens bucólicas, um visual extraordinário com pinheiros-araucária, do pinhão, das taipas (muro de pedras), da neve em inúmeras cidades, faz a região de a Altitude Catarinense  um lugar especial.



 Neste local um Terroir preparado com castas selecionadas, com um clima apropriado e a cuidadosa colheita e seleção dos frutos, produzem vinhos de qualidade superior com notas únicas de aromas e sabores, estas iniciativas pioneiras e de vanguarda na produção de vinhos e marcantes conceitos que se acrescentam na cultura regional, com um conjunto de esculturas criadas pelo escultor Jorge Schröder e executadas em metal e se inserem neste complexo onde se harmoniza a Natureza a produção dos mais saborosos vinhos de Altitude Catarinense.
 


As esculturas compõe o espaço externo da Vinícola Pericó e tem em seu conteúdo a identidade  do escultor. 



“ Quando pensei esta série de obras, vi a oportunidade de fazer esculturas de grande volume, por se tratar de um espaço que agrega valores visuais e de ambiente favoráveis a arte escultórica, amplo e arejado. Não limitei o aspecto de ser uma linha comprometida com apenas um conceito e sim com uma visão mais plural, com mais cinética, pois sabia que se tratava de uma série que iria se incorporar a uma linda ideia, a Vinícola Pericó.”


Um conjunto de 5 esculturas realizadas no processo de corte dobra e solda , com material metálico (alumínio) com tamanho que chegam a 5 metros de altura , compondo formas, cores e texturas aproximando o espectador da arte escultórica, sensibilizando as pessoas e enriquecendo o ambiente da vinícola , valorizando a natureza exuberante do local numa concepção de Parque  de Esculturas.



“ Quando tenho a oportunidade de fazer peças com esta importância e com este volume, fico em pleno estase, pois me completo; minha limitações , são colocadas a prova constantemente isto me faz engrandecer, me proporciona o amadurecimento necessário para atingir meus propósitos e objetivos. 
 Evolução esta que quero sempre compartilhar, através da execução de mais obras, mais esculturas.”


As esculturas tem disto, a transformação, a realização com uma força empregada na medida certa, Tendo o Terroir como fonte inspiradora, para se poder extrair daquele solo fértil  a excelência do vinho,
 a obra escultórica também deve ser consolidada e concebida com paixão. 


vistas da obra


“ A medida que as peças evoluem, suas curvas se acentuam e a medida que a obra se ergue, a solides da forma se agiganta em frente ao artista, alguns espectadores que acompanham o processo não sabem como, mas a obra se forma e dá a impressão de sair do nada ou melhor já estava dentro do material e somente se materializou.”



As esculturas,o Terroir.

DESENHOS INICIAIS







“ O momento mágico no acabamento, define a visão do espectador, o traçado no escovamento e lixamento, suaviza a forma, dá a esta a sensação de liberdade esvoaçante. Uma limpeza no trato metálico. Parecem pinceladas, pois a escultura é desprovida deste elemento textual, promove com isto uma personalização da peça, o olhar passa  se ater ao detalhe alem de produzir prisma no corte da lixa, onde o brilho do reflexo solar e das luzes  se difundem, produzem sensações, visualizações efêmeras que não se repetem, assim produzindo a dinâmica almejada pelo artista em toda a obra que realiza.”

PROCESSO  DE EXECUÇÃO DAS OBRAS

Transferência do desenho e maquete para material definitivo (chapa de metal);

Recortes das chapas e preparação para montagem;

Montagem e soldagem;

Pintura de proteção; 
O conjunto da obra;
Lixamento e acabamento;

Assinando as esculturas;

AINDA NO ATELIER


FIM






quinta-feira, 18 de julho de 2013

21. INTERTIONALE TRAESKULPTURE HOEJER DESIGN


THE 21. INTERNATIONAL WOOD SCULPTURES - HOEJER 2013




Hoejer, cidade  Dinamarca.



10 Escultores do mundo foram selecionados por um juri baseados em propostas apresentadas.

CONCEPT a sculpture of longitudinal shapes, with sensual curves and lines in its conformation. Part of the soil with geometric firmness and extends to an elbow, where there is a volume of a rounded node that gives the suggestion obstacle to be overcome. Exits this node a sleek new form of growth toward the heights at the top. Representing the commitment of young people solidify the Union through their patriotic attitudes, such as the planting of oak ensuring the future.

A madeira empregada para execução das obras possui um histórico na Dinamarca:
Os troncos de carvalho, postos à disposição dos participantes, foram plantados no início de 1800 e têm nomes diferentes de acordo com o que eles têm vindo a crescer, aqui no sul da Jutlândia (Soenderjylland) nós os chamamos cúpulas nupciais ou carvalhos frotas. 
Do tempo que Dinamarca estava em guerra com a frota inglesa, que  queimou a frota naval Dinamarquês.
Para assegurar suficiente madeira a construção naval no futuro, o rei dinamarquês ordenou que todos os homens jovens, que estavam para se casar, deveriam plantar quatro árvores de carvalho e quatro árvores de faia e atendê-las, até que eles foram fortes o suficiente para crescer por si só, depois dele foi autorizado a se casar.
Início dos trabalhos




A escultura iniciada , conhecimento das qualidades da madeira.

O uso de equipamento manual e mecânico facilita a execução da

obra





Ambiente de execução com os demais escultores ao som da Motosserra, cria uma


melodia


escultórica ensurdecedora.

Da mesma forma que uma energia criativa toma conta.
Escultura concluída